REGULAMENTO DO CAMPEONATO KART BRASC 2016

 

ARTIGO 1º - Campeonato- O campeonato será disputado em 10 etapas, de janeiro a novembro de 2016, conforme o calendário que consta no artigo 4º.

ARTIGO 2º - Número de participantes - Serão aceitas até 20 inscrições, e não haverá número mínimo de pilotos para a realização de uma etapa.

ARTIGO 3º - Inscrições - As inscrições poderão ser efetuadas a qualquer momento durante a temporada, enquanto não for atingido o limite de 20 inscritos. Cada piloto pagará a título de inscrição o valor de R$ 50,00 (cinquenta reais), que serão destinados para aquisição de troféus e premiação.

ARTIGO 4º - Etapas - As etapas serão realizadas aos sábados à tarde, às 15 horas, com exceção da grande final que foi agendada para às 18 horas, podendo ser adiadas e remarcadas somente por motivo de força maior ou fenômenos da natureza. Cada participante será responsável por pagar a sua corrida. Na semana que preceder cada etapa será feita uma avaliação do quórum.

ETAPAS

1ª – 30/01/2016 – Autódromo Joinville 

2ª – 27/02/2016 – Autódromo Joinville 

3ª – 02/04/2016 – Autódromo Joinville 

4ª – 30/04/2016 – Autódromo Joinville 

5ª – 11/06/2016 – Autódromo Joinville 

6ª – 09/07/2016 – Autódromo Joinville 

7ª – 13/08/2016 – Autódromo Joinville 

8ª – 03/09/2016 – Autódromo Joinville 

9ª – 02/10/2016 – Autódromo Joinville 

10ª – 26/11/2016 – Autódromo Joinville 

Parágrafo primeiro – As condições climáticas pode ser um forte fator impeditivo para a realização das corridas, ocasionalmente poderá a organização do evento cancelar antecipadamente a prova, para evitar custos desnecessários aos competidores.

Parágrafo segundo – cada piloto ficará responsável pelo pagamento de sua participação na corrida, ficará também ao encargo dos participantes, o pagamento adicional de R$ 35,00 por etapa, denominado Bolsa Kartbrasc, para contribuição à festa de final de ano.

Parágrafo terceiro – Caso o circuito apresente problemas técnicos para realização da prova, entenda-se, falhas de equipamentos, queda de energia, entre outras situações que a comissão julgadora considerar como prejudicial à corrida, a prova deverá ser cancelada, para não prejudicar a classificação do campeonato.

ARTIGO 5º - Karts - Serão fornecidos pelo kartódromo, sendo escolhidos por sorteio.

ARTIGO 6º - Formação do Grid de Largada - Será realizada tomada de tempo apenas na primeira etapa da temporada de 2016, nas demais provas a formação do grid será definida pela classificação inversa da corrida anterior. Assim o piloto vencedor da última etapa largará em último lugar na prova subsequente.

ARTIGO 7º - Lastro – Com o intuito de aumentar o equilíbrio da competição, os pilotos, dentro do possível, serão nivelados no peso. Serão colocados lastros nos karts, limitado a 90 kg.

Parágrafo primeiro – durante a Etapa, caso o competidor necessite substituir o Kart, será estabelecido os seguintes critérios:

a)     Reconhecimento de pista e Tomada de Tempo: os pilotos levam consigo o lastro;

b)     A partir da largada até o final da corrida: o piloto fica dispensado de levar o lastro, porém, será penalizado pela troca do carro na proporção de 1 segundo para cada 1 kg de lastro. Os fiscais de prova possuirão uma tabela com a quantidade de lastro levada por cada piloto e aplicará a penalidade para cada caso.

a.      Aplicação da penalidade: Após o piloto sentar no novo kart, o fiscal impedirá o retorno à pista até que se cumpra a pena.

Exemplo: Piloto “A” possui 70 kg, carregará consigo 20 kg de lastro, caso substitua o carro, depois de sentado, ficará parado por 20 segundos na área de escape para voltar à corrida.

ARTIGO 8º - Pontuação por Etapa - A pontuação de cada etapa será a seguinte:

  1º- 20 pontos 
  2º- 18 pontos 
  3º- 16 pontos 
  4º- 14 pontos 
  5º- 13 pontos 
  6º- 12 pontos 
  7º- 11 pontos 
  8º- 10 pontos 
  9º-   9 pontos

10º -  8 pontos

11º -  7 pontos

12º -  6 pontos

13º -  5 pontos

14º -  4 pontos

15º -  3 pontos

16º -  2 pontos

17º em diante -  1 ponto.

 

Melhor Volta - 1 ponto.

 

Parágrafo primeiro – cada participante terá direito ao descarte de uma corrida durante a temporada, para efeito de classificação, ou seja, a pior posição do competidor durante o ano será desconsiderada a pontuação. Assim, cada piloto pontuará em apenas sete etapas.

O objetivo é tornar o campeonato mais justo, evitando que eventos extraordinários, como faltas justificadas, mal estar, acidentes e panes durante as etapas prejudiquem o piloto.

ARTIGO 9º - Classificação do Campeonato - Para definir a classificação parcial e final dos pilotos e equipes, serão seguidos os seguintes critérios, visando evitar a ocorrência de empates:

a. Maior número de pontos; 
b. Maior número de vitórias;  
c. Maior peso;  
d. Maior número de presenças;  
e. Maior número de melhores voltas em corridas;

 

ARTIGO 10º - Premiação - A premiação será distribuída conforme o desempenho por piloto, bem como, por equipes, que será entregue após a última etapa, e depende do quantum arrecadado.